Avançar para o conteúdo principal

Humildade

Soube que tinha deixado de ser uma criança não quando disse "obrigado" mas quando me apercebi do obrigado que estava a agradecer por algo que me deram, que fizeram para mim, que fizeram por mim, que me disseram... Algo que, mesmo que não tivesse nada que se relacionasse directamente comigo, me fizesse sentir um misto de dívida e gratidão para com a pessoa que praticou aquele acto em específico.

Soube que tinha deixado de ser um miúdo não quando disse "amo-te" mas quando me consciencializei que aquelas palavras assinavam um tratado, um acordo subreptício de fidelidade, respeito, exclusividade não de atenção mas de um certo nível de atenção; aquelas palavras eram um joelho em terra e a entrega da espada; "nunca a erguerei senão por ti, nunca a erguerei contra ti". Mais ainda. Eram tão mais poderosas por conterem todo este significado concentrado que quando uma parte deste juramento abandonou o meu coração, deixei de poder proferi-las.

Soube que me tinha tornado um homem não quando disse "desculpa" mas quando me apercebi que o que pedia era que me tirassem dos ombros a culpa dos meus actos. Assumir o erro, apresentar-me perante o algoz, a vítima do meu impropério, olhos baixos até se encontrarem com os da outra pessoa e humildemente reconhecer o dano que lhe causara. Quando me apercebi que a palavra "desculpa" não significava "esquece o que fiz e fica comigo" mas "lamento o que fiz, dá-me uma oportunidade de reparar o dano que causei".

São três palavras que todo o Homem deve conhecer não na garganta, não no olhar, mas no coração... Na consciência... Na alma... São palavras que calam fundo, nas vísceras, que têm de ser forçosamente sentidas e... Por vezes a cobardia é tamanha perante o peso, o significado, o tamanho destas palavras que nos obstamos a concretizá-las. Não é que as desconheçamos, o seu significado, mas sim por precisamente nos considerarmos fracos, pequenos demais para as carregarmos e as moldarmos em sons.
Salvem-me os Deuses de um dia cair em qualquer dos abismos: o de esquecer o significado das palavras, usando-as fútil e ignorantemente, sem que o peso do seu significado me avassale e me deite por terra; e o de, conhecendo tão titânico valor e tão augusta medida, não ser capaz de as pronunciar sob o medo de que, entre mim e a outra pessoa, não haja mérito, não haja valor, não haja nada que valha a pena manter sob o laço sagrado de uma, de duas, ou de todas as três...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

parte 1

É atirada ao material uma criança... Um bebé que viria a ser uma criança... À carne, ao físico, ao tempo e espaço. Depois, contextualiza-se e integra-se essa criança num todo... Um grupo de condicionantes e fatores de como é suposto ser tudo. Um status quo inescapável de outros seres semelhantes que surgiram antes... Expectativas, padrões, normalidades, regras e o indivíduo neófito submete-se naturalmente à força passiva dos tantos contra nada, como se não houvesse qualquer violência envolvida. Não é explicada qualquer existência de quebras ou excepções ao padrão... Até o indivíduo se aperceber que é, ele próprio, uma excepção em algo... Há nele uma latente fuga às normas e não sabe que a fuga às normas é em si mesma normal...  Este é o primeiro conflito real do ser: admitir-se excepção ou refutar-se enquanto tal. A uma criança contextualizada no tácito contato social e sobreimposto status quo, ser a excepção em algo fundamental como, digamos, um núcleo familiar standardizado, constitu
"Ouço sempre o mesmo ruído de morte que devagar rói e persiste... As paixões dormem , o riso postiço criou cama, as mãos habituaram-se a fazer todos os dias os mesmos gestos. A mesma teia pegajosa envolve e neutraliza, e só um ruído sobreleva: o da morte, que tem diante de si o tempo ilimitado para roer. Há aqui ódios que minam e contraminam, mas, como o tempo chega para tudo, cada ano minam um palmo. A paciência é infinita e mete espigões pela terra dentro: adquiriu a cor da pedra e todos os dias cresce uma polegada. A ambição não avança um pé sem ter o outro assente, a manha anda e desanda, e, por mais que se escute, não se lhe ouvem os passos. Na aparência, é a insignificância a lei da vida. É a paciência, que espera hoje, amanhã, com o mesmo sorriso humilde: - Tem paciência – e os teus dedos ágeis tecem uma teia de ferro. Todos os dias dizemos as mesmas palavras, cumprimentamos com o mesmo sorriso e fazemos as mesmas mesuras. Petrificam-se os hábitos lentamente acumulados. E o
A todos quantos possa interessar, esta gárgula tem estado em clima introspectivo... A aprender algo em que seja realmente bom, a dedicar-se à escrita para posterior publicação. Só para que todos vocês, que não estando diariamente comigo se preocupam com o meu estado inundando-me com carinhosas mensagens pedindo novas, boas ou más, todos os dias, saibam que está realmente tudo bem. Raios me partam mais os devaneios...