Avançar para o conteúdo principal
Há uns anos construí esta torre.

Na altura em que depositei a última pedra, disse-me quem de direito:
- Se te fechares na torre não aprendes mais do que o que já sabes...
Ao que eu respondi:
- O que eu sei basta-me para viver o resto da minha vida sem quezílias e com as minhas necessidades plenamente preenchidas. Não é esse o objectivo último de todo o conhecimento?
Uma nova voz surgiu tímida e receosa, porém tão familiar que quase a confundi com a minha própria:
- Não achas que sabes ainda pouco? Claro que sabes o suficiente para os outros, mas... e para ti?
Enquanto olhava à minha volta procurando a nova voz respondi:
- Tenho para mim tudo o que preciso, agora. Não fingirei saber mais do que sei para mim próprio pois sei ser impossível enganar-me arrogando saberes que não possuo.
- Sabemos bem que não és tão tolo que te afirmes algo que não és - surgiu uma outra voz, luminosa, portentosa, esmagadora e ainda assim protectora - do pouco que sabes do mundo e de nós, aprendeste que tudo, até o teu valor, é relativo. Aprendeste a humildade da consciência de seres realmente pequeno e de conseguires, se quiseres, ser verdadeiramente universal, como nós. Compreendo que a minha irmã ache insuficiente o pouco que sabes e eu concordo com ela que a visão minimalista do hoje te vai entorpecer no futuro... Com a consciência de que sabes o suficiente para ti mas não para os outros... Desejas permanecer com a tua decisão irrevogável?
- Com o respeito tautológico que exiges, tu sabes a minha decisão pois és tu quem ma dá e é a tua parte em mim que a recebe. Soube como quem tudo sabe que o pouco que sei me bastava no meu solitário recanto.
- Mas... E quando no futuro tiveres sobre ti o teu peso e o de outros? - questionou-me a escuridão ignota que tinha em mim e com quem falava desde início - Quando te voltarmos a chamar como sabes que acontecerá apesar de te vires a esquecer de toda esta conversa no seu final?
Levei as minhas mãos aos olhos e agitei as asas no vácuo etéreo antes de ripostar, como quem pensa e inventa uma resposta lúcida e conclusiva; como quem poupa o processo de julgamento declarando-se culpado na ausência de provas de culpa.
- Sabendo vós quem eu sou em vós, o que serei em vós e tudo o que alguma vez fosteis além de mim e comigo. Sabendo vós que em me esquecendo deste conciliábulo seguirei a minha vida sob vossa influência e que quer a distância quer a proximidade convosco são igualmente úteis na minha união convosco. Sabendo vós que mais tarde recordarei convosco o que aqui e agora fora do tempo e do espaço, teremos todos dito. Mais ainda, sabendo vós que quando me recordar será pela necessidade própria de corresponder às necessidades dos outros e que na tentativa da colmatação das mesmas voltarei ao vosso caminho começando não de onde o deixo agora, nem de onde o comecei anteriormente, mas sim de um ponto ainda mais remoto que é esta minha torre... Sabendo vós que estou consciente de tudo isto e da minha irredutibilidade na resolução que me trouxe à vossa presença....

Não tive de dizer mais nada.
Hoje, começo o meu caminho a uma distância desconhecida do ponto de partida. A minha torre.

Comentários

blonde disse…
Deve ser a quarta ou a quinta vez que leio este texto. Páro, leio e não consigo comentar. Fico parada, com as mãos sobre o teclado e não consigo escrever nada. Ou então o que escrevo apago porque acho demasiado estúpido. E ao que parece, voltei ao caminho da estúpidez, mas desta vez não me apetece apagar o texto... E de novo algo sem sentido... Desta vez não apago. Pode ser que entretanto passe a estupidez ou tu consigas tirar daqui aquilo que realmente quero dizer, porque eu, realmente, tou com dificuldade em chegar lá.

Mensagens populares deste blogue

parte 1

É atirada ao material uma criança... Um bebé que viria a ser uma criança... À carne, ao físico, ao tempo e espaço. Depois, contextualiza-se e integra-se essa criança num todo... Um grupo de condicionantes e fatores de como é suposto ser tudo. Um status quo inescapável de outros seres semelhantes que surgiram antes... Expectativas, padrões, normalidades, regras e o indivíduo neófito submete-se naturalmente à força passiva dos tantos contra nada, como se não houvesse qualquer violência envolvida. Não é explicada qualquer existência de quebras ou excepções ao padrão... Até o indivíduo se aperceber que é, ele próprio, uma excepção em algo... Há nele uma latente fuga às normas e não sabe que a fuga às normas é em si mesma normal...  Este é o primeiro conflito real do ser: admitir-se excepção ou refutar-se enquanto tal. A uma criança contextualizada no tácito contato social e sobreimposto status quo, ser a excepção em algo fundamental como, digamos, um núcleo familiar standardizado, constitu
"Ouço sempre o mesmo ruído de morte que devagar rói e persiste... As paixões dormem , o riso postiço criou cama, as mãos habituaram-se a fazer todos os dias os mesmos gestos. A mesma teia pegajosa envolve e neutraliza, e só um ruído sobreleva: o da morte, que tem diante de si o tempo ilimitado para roer. Há aqui ódios que minam e contraminam, mas, como o tempo chega para tudo, cada ano minam um palmo. A paciência é infinita e mete espigões pela terra dentro: adquiriu a cor da pedra e todos os dias cresce uma polegada. A ambição não avança um pé sem ter o outro assente, a manha anda e desanda, e, por mais que se escute, não se lhe ouvem os passos. Na aparência, é a insignificância a lei da vida. É a paciência, que espera hoje, amanhã, com o mesmo sorriso humilde: - Tem paciência – e os teus dedos ágeis tecem uma teia de ferro. Todos os dias dizemos as mesmas palavras, cumprimentamos com o mesmo sorriso e fazemos as mesmas mesuras. Petrificam-se os hábitos lentamente acumulados. E o
A todos quantos possa interessar, esta gárgula tem estado em clima introspectivo... A aprender algo em que seja realmente bom, a dedicar-se à escrita para posterior publicação. Só para que todos vocês, que não estando diariamente comigo se preocupam com o meu estado inundando-me com carinhosas mensagens pedindo novas, boas ou más, todos os dias, saibam que está realmente tudo bem. Raios me partam mais os devaneios...