Avançar para o conteúdo principal

Capa e batina...

Devido à recente actuação da Tuna, tive de andar o dia inteiro trajado para evitar aquele meu apanágio de chegar sempre atrasado...
Fui ao H.G.S.A., trajado, onde, depois de esperar hora e meia pela consulta, a médica me exclamou com um tom proverbial "pois é, você tem aqui uma auto-estrada!" referindo-se ao meu nariz enquanto que, com uma lampadinha e um instrumento próprio, me visturiava as fossas nasais... seria mais uma consulta de rotina e controlo, não estivesse eu trajado. À entrada olhou para mim com espanto e baixou os olhos antes que eu pudesse reparar em tal. Pôs as consultas feitas e as por fazer em ordem tentando olhar-me de soslaio e nos seus pensamentos corriam-lhe milhares de considerações enquanto compunha o planeamento.... "Temos doutor... da mula russa...". Eu estava demasiado perdido no interessantíssimo aparato de aparelhos e engenhocas de análise e prospecção médica para reparar nisso, obviamente. Sempre fui muito distraído!... Eventualmente e em menos de cinco minutos pôs-me a andar, não sem antes me dar o conselho "da praxe" de evitar o frio e recomendar-me cuidado ao assoar a máquina....
Daí e de impulso, lembrei-me que já estava na altura de fazer uma visita ao tosquiador. Senhor simpático, de cabelo penteado à escovinha da direita para a esquerda tentando ocultar a etária calvície... Óculos pendurados na ponta do nariz, mede-me de cima a baixo quando transponho a soleira da porta... Sorrio a atiro um jovial "bom dia" tentando ao máximo fazer com que se parecesse com um "não repare, tenho actuação, sabe?"... Pouso a capa no cabide enferrujado e sento-me numa das cadeiras de plástico, daquelas de jardim, que aqui faz as vezes daquelas próprias para a espera numa barbearia. Enquanto avia o coxo, que de inveja ou qualquer outro motivo entre grunhido e mirada vai tentando conter a baba que teima em escorrer-lhe pelo canto da boca, o já idoso barbeiro ergue-se sobranceiro... "tenho doutores a virem-me à barbearia!... ah, Carvalho, Carvalho, já és falado na Universidade!..." pensa com a tesoura e a lâmina a apararem o cabelo ralo das cãs do cliente... Por trás da revista que acompanhou o jornal do sábado passado e que ainda não tivera a oportunidade de ler também não me pude aperceber de nada disto.... Já referi que sou muitíssimo distraído?...
Chegou finalmente a minha vez. Soube-o pelo imperativo categórico do "Vamos, Doutor?" com o qual o Senhor Carvalho Barbeiro me presenteou... "Então como vai ser?"... Entretanto, chegou mais um cliente... penso que o facto de ele só cobrar 4,5€ a reformados justifica o avançado da idade da larga maioria dos clientes que lhe ocupam os dias... tive tempo para deixar a batina a fazer companhia à capa antes de me sentar na cadeira que, suponho, é bastante mais velha que a minha mãe. "Leve-me à máquina, se quiser" - digo, deixando-o à vontade - "quero é um abate razoável aí nessa floresta... assim dos lados e atrás...". Com um assertivo "sim, senhor" o senhor Carvalho toma a minha permissão por ordem e anuncia "mas vou pôr só a pente 4, senão espeta.". Meia hora depois e depois de se ter enganado a cortar-me as repas e a fazer-me a maldita da risca de forma a dividir-me o crânio ao meio, pega finalmente no espelho que surge como a bandeira axadrezada.... Juro a mim mesmo nunca mais submeter o meu cabelo a semelhante tratamento, sorrio mais uma vez e para que uma queixa não soasse a pedantismo ou arrogância por ser "Doutor", confirmo entre dentes "Excelente!"...
Corro para casa de asas ao vento, lavo o cabelo, massacro-o com a toalha deixando-o esgroviado... "vou assim" ocorre-me "vou assim à maldita da actuação!". Saio do w.c., puxo-o todo para trás com uma escova, domo-o com o cimento-gel e almoço.... Desespero... Ao menos já ninguém nota na falha da repa, assim puxado para trás. Depois do almoço a prespicácia do meu avô atira-me aos píncaros: "onde é que foste cortar o cabelo?!". "Ao teu barbeiro!", respondo." "O F*lh*-d*-P*T* deixou-te uma falha enorme aqui atrás!!!". Depois do contorcionismo tentando ver a parte de trás da minha cabeça e lamentando a falta de um segundo espelho para a poder ver, resigno-me.... "vou para a actuação..." O meu avô consola-me: "deixa 'tar q'eu à tarde vou lá falar com ele! Vai perder dois clientes!"... O senhor Carvalho manca um pouco da perna esquerda... Corta mal o cabelo a qualquer pessoa que não exija "máquina por todo a pente 4"... A culpa é minha que fui lá e não paguei os costumeiros e sacrificiais 11€ no meu barbeiro de confiança. Preferi dar 6....

Um felicíssimo Yule para todos vós!...

Comentários

jamila disse…
"Nariz pendurado na ponta do nariz"?! hein!
sempre ouvi dizer: " quem escolhe barato, saí-lhe caro!"... tiveste azar...com falha ou sem falha continuas a ser o meu compadre favorito... :P***
Dahnak disse…
já foi corrigido, caríssima...
Anónimo disse…
Como diria a minha avó: "Você foi cortar o cabelo! Fica-lhe bem, está bonito assim...Antes também estava...Quer dizer, uma pessoa habitua-se... Mas agora está melhor!"
LOOOOOOOOOOLLLLLLLL

Bjux rrands

Mensagens populares deste blogue

parte 1

É atirada ao material uma criança... Um bebé que viria a ser uma criança... À carne, ao físico, ao tempo e espaço. Depois, contextualiza-se e integra-se essa criança num todo... Um grupo de condicionantes e fatores de como é suposto ser tudo. Um status quo inescapável de outros seres semelhantes que surgiram antes... Expectativas, padrões, normalidades, regras e o indivíduo neófito submete-se naturalmente à força passiva dos tantos contra nada, como se não houvesse qualquer violência envolvida. Não é explicada qualquer existência de quebras ou excepções ao padrão... Até o indivíduo se aperceber que é, ele próprio, uma excepção em algo... Há nele uma latente fuga às normas e não sabe que a fuga às normas é em si mesma normal...  Este é o primeiro conflito real do ser: admitir-se excepção ou refutar-se enquanto tal. A uma criança contextualizada no tácito contato social e sobreimposto status quo, ser a excepção em algo fundamental como, digamos, um núcleo familiar standardizado, constitu
"Ouço sempre o mesmo ruído de morte que devagar rói e persiste... As paixões dormem , o riso postiço criou cama, as mãos habituaram-se a fazer todos os dias os mesmos gestos. A mesma teia pegajosa envolve e neutraliza, e só um ruído sobreleva: o da morte, que tem diante de si o tempo ilimitado para roer. Há aqui ódios que minam e contraminam, mas, como o tempo chega para tudo, cada ano minam um palmo. A paciência é infinita e mete espigões pela terra dentro: adquiriu a cor da pedra e todos os dias cresce uma polegada. A ambição não avança um pé sem ter o outro assente, a manha anda e desanda, e, por mais que se escute, não se lhe ouvem os passos. Na aparência, é a insignificância a lei da vida. É a paciência, que espera hoje, amanhã, com o mesmo sorriso humilde: - Tem paciência – e os teus dedos ágeis tecem uma teia de ferro. Todos os dias dizemos as mesmas palavras, cumprimentamos com o mesmo sorriso e fazemos as mesmas mesuras. Petrificam-se os hábitos lentamente acumulados. E o
A todos quantos possa interessar, esta gárgula tem estado em clima introspectivo... A aprender algo em que seja realmente bom, a dedicar-se à escrita para posterior publicação. Só para que todos vocês, que não estando diariamente comigo se preocupam com o meu estado inundando-me com carinhosas mensagens pedindo novas, boas ou más, todos os dias, saibam que está realmente tudo bem. Raios me partam mais os devaneios...