Avançar para o conteúdo principal

Caverna

Então há uma altura em que me encontro no mercado deambulando e espiolhando as almas de quem comigo se cruza e um manto, uma capa com capuz cruza-se com a minha capa com capuz...
Eu estaco imediatamente à passagem de tão familiar capa com capuz e sinto que a outra capa estacou imediatamente à minha passagem...
Viro-me lentamente, a medo, como que a confirmar que não é o reflexo de um espelho o que se cruzou comigo e o reflexo de um espelho que se cruzou comigo vira-se lentamente a medo, como que a confirmar que eu não sou um reflexo de um espelho...
Então olho mais cuidadosamente aquela capa com capuz... o trabalhado, a textura, a cor. Quão familiar... E olho a minha capa com capuz, a cor, a textura, o trabalhado....
Espreito ousadamente para dentro daquele capuz e vejo uma máscara que espreita ousadamente para dentro do meu capuz...
Através de uma aberta vejo um pouco da pele que se esconde sob o manto com capuz e percebo que é semelhante em muito à minha pele que se encontra um pouco à vista através de uma aberta no meu manto com capuz.
Levanto a minha garra à mascara que se esconde sob o capuz daquele manto e uma garra liberta-se de entre os tecidos daquele manto em direção à máscara que se esconde sob o capuz do meu manto.
Sem contestação qualquer, ela pemite que remova a máscara sob o manto deixando-me ver a sua face ao sol num plano que já não é o do mercado e a minha máscara solta-se sem dificuldade à mão dela deixando-a ver a minha face ao sol.
Eu baixo os olhos com vergonha por não ter o aspecto apresentável, imaculado, belo daquela outra face que destapei ao sol e que baixa os olhos envergonhada por não ter o aspecto angelical, limpo e claro da face que a contempla desnuda ao sol.
Eu sorrio, humilde, tácito, tentando com o meu olhar fazer ver àquela doce criatura que não é de todo repugnante como se julga, que, pelo contrário me faz sentir pequeno, sem merecer olhar o olhar que humilde e tácito me afirma doce e me refuta a repugnância que me atribuo afirmando-se pequena e sem mérito de um vislumbre da minha cara.
Naquele momento, garras dadas com a magia com que tantas vezes sonhamos e nunca presenciamos, as nossas almas uniram-se e tornamo-nos dois anjos, dois monstros, duas criaturas que o Destino, em que não acreditamos, uniu. E perdemo-nos um no outro.
Voltamos à Torre escarpada e sinuosa sem entrada e entramos ambos pelo topo, cada um com as suas asas. Ela entra e dá-me as boas-vindas à sua Torre e eu contesto; digo que a Torre é minha.... E chegamos rapidamente à conclusão que a minha Torre e a dela são a mesma. Que apenas a habitamos em Universos diferentes e que agora unidos, se encontram misturados numa familiaridade incomum mas simultaneamente agradável.
Sem motivo para mais contestação, perdemo-nos nos braços um do outro, protegemo-nos um ao outro com as nossas asas aberrantes e adormecemos com a sensação de estarmos realmente em casa.

Devaneios de uma gárgula....

Comentários

Mensagens populares deste blogue

parte 1

É atirada ao material uma criança... Um bebé que viria a ser uma criança... À carne, ao físico, ao tempo e espaço. Depois, contextualiza-se e integra-se essa criança num todo... Um grupo de condicionantes e fatores de como é suposto ser tudo. Um status quo inescapável de outros seres semelhantes que surgiram antes... Expectativas, padrões, normalidades, regras e o indivíduo neófito submete-se naturalmente à força passiva dos tantos contra nada, como se não houvesse qualquer violência envolvida. Não é explicada qualquer existência de quebras ou excepções ao padrão... Até o indivíduo se aperceber que é, ele próprio, uma excepção em algo... Há nele uma latente fuga às normas e não sabe que a fuga às normas é em si mesma normal...  Este é o primeiro conflito real do ser: admitir-se excepção ou refutar-se enquanto tal. A uma criança contextualizada no tácito contato social e sobreimposto status quo, ser a excepção em algo fundamental como, digamos, um núcleo familiar standardizado, constitu
"Ouço sempre o mesmo ruído de morte que devagar rói e persiste... As paixões dormem , o riso postiço criou cama, as mãos habituaram-se a fazer todos os dias os mesmos gestos. A mesma teia pegajosa envolve e neutraliza, e só um ruído sobreleva: o da morte, que tem diante de si o tempo ilimitado para roer. Há aqui ódios que minam e contraminam, mas, como o tempo chega para tudo, cada ano minam um palmo. A paciência é infinita e mete espigões pela terra dentro: adquiriu a cor da pedra e todos os dias cresce uma polegada. A ambição não avança um pé sem ter o outro assente, a manha anda e desanda, e, por mais que se escute, não se lhe ouvem os passos. Na aparência, é a insignificância a lei da vida. É a paciência, que espera hoje, amanhã, com o mesmo sorriso humilde: - Tem paciência – e os teus dedos ágeis tecem uma teia de ferro. Todos os dias dizemos as mesmas palavras, cumprimentamos com o mesmo sorriso e fazemos as mesmas mesuras. Petrificam-se os hábitos lentamente acumulados. E o
A todos quantos possa interessar, esta gárgula tem estado em clima introspectivo... A aprender algo em que seja realmente bom, a dedicar-se à escrita para posterior publicação. Só para que todos vocês, que não estando diariamente comigo se preocupam com o meu estado inundando-me com carinhosas mensagens pedindo novas, boas ou más, todos os dias, saibam que está realmente tudo bem. Raios me partam mais os devaneios...