Avançar para o conteúdo principal
"Dá a outra face." disse ele. Eu percebi o que ele disse no que me relataram que ele terá dito e quando me bateram na face esquerda, à parte de se com razão ou não, dei a outra face.

"Dá a outra face." afirmava. Eu deixei que me batessem pensando que tinham razão. Saindo de mim, como sempre, pensei ser lícito baterem-me porque era o que eu poderia fazer no lugar deles. Ao voltar a mim, dei a outra face.

"Dá a outra face." pediu. Depois de me baterem uma e outra vez, de me magoarem e me marcarem, comecei a considerar que talvez não tenham a capacidade de sair deles e se porem no lugar da face que esbofeteiam... Pensei que talvez parassem de bater apenas porque não queriam ser piores. Mas dei a outra face.

"Dá a outra face." exigiu. E tantas vezes dei a outra face que as faces se tornaram dormentes não pela frequência dos golpes mas pela intensidade dos mesmos. Então já não era uma questão de mérito ou de justiça. Já não era uma questão de sentimento ou de sofrimento... Ainda assim, dei a outra face.

"Dá a outra face." E eu pus a outra face à disposição, ao nível da mão, pronta a ser atingida. Quando, ao pressentir a aproximação da mão violenta, a estaquei agarrando-a no pulso, fui acusado de ser violento e de ser incapaz de compreender o mundo e a vida. Porque as pessoas, têm sentimentos!

Então ergui a minha mão. Rápida e precisa como um relâmpago dirigi-a à face cujas mãos me haviam esbofeteado. Parei a milímetros enquanto os olhos daquela face se arregalavam de surpresa da minha atitude. Com os dedos lassos desenhei naquele rosto uma carícia. Aproximei a face da minha pelo queixo. Beijei-lhe a testa. Com a face dorida sorri. Aproximei-me do ouvido, e antes de desmaiar nos braços agressivos suspirei "Dá a outra face.


Devaneios.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

parte 1

É atirada ao material uma criança... Um bebé que viria a ser uma criança... À carne, ao físico, ao tempo e espaço. Depois, contextualiza-se e integra-se essa criança num todo... Um grupo de condicionantes e fatores de como é suposto ser tudo. Um status quo inescapável de outros seres semelhantes que surgiram antes... Expectativas, padrões, normalidades, regras e o indivíduo neófito submete-se naturalmente à força passiva dos tantos contra nada, como se não houvesse qualquer violência envolvida. Não é explicada qualquer existência de quebras ou excepções ao padrão... Até o indivíduo se aperceber que é, ele próprio, uma excepção em algo... Há nele uma latente fuga às normas e não sabe que a fuga às normas é em si mesma normal...  Este é o primeiro conflito real do ser: admitir-se excepção ou refutar-se enquanto tal. A uma criança contextualizada no tácito contato social e sobreimposto status quo, ser a excepção em algo fundamental como, digamos, um núcleo familiar standardizado, constitu
"Ouço sempre o mesmo ruído de morte que devagar rói e persiste... As paixões dormem , o riso postiço criou cama, as mãos habituaram-se a fazer todos os dias os mesmos gestos. A mesma teia pegajosa envolve e neutraliza, e só um ruído sobreleva: o da morte, que tem diante de si o tempo ilimitado para roer. Há aqui ódios que minam e contraminam, mas, como o tempo chega para tudo, cada ano minam um palmo. A paciência é infinita e mete espigões pela terra dentro: adquiriu a cor da pedra e todos os dias cresce uma polegada. A ambição não avança um pé sem ter o outro assente, a manha anda e desanda, e, por mais que se escute, não se lhe ouvem os passos. Na aparência, é a insignificância a lei da vida. É a paciência, que espera hoje, amanhã, com o mesmo sorriso humilde: - Tem paciência – e os teus dedos ágeis tecem uma teia de ferro. Todos os dias dizemos as mesmas palavras, cumprimentamos com o mesmo sorriso e fazemos as mesmas mesuras. Petrificam-se os hábitos lentamente acumulados. E o
A todos quantos possa interessar, esta gárgula tem estado em clima introspectivo... A aprender algo em que seja realmente bom, a dedicar-se à escrita para posterior publicação. Só para que todos vocês, que não estando diariamente comigo se preocupam com o meu estado inundando-me com carinhosas mensagens pedindo novas, boas ou más, todos os dias, saibam que está realmente tudo bem. Raios me partam mais os devaneios...