Avançar para o conteúdo principal

Torre

Sentei-me junto à janela virada a poente encostando o meu antebraço ao frio vidro e a minha cabeça ao meu braço... Lá fora, um tempestade apocalíptica varre os céus com fulgorosos relâmpagos e com chuvas tão fortes que quase parece que o Pai dos Judeus ensaia novo dilúvio... Dentro da minha Torre, a minha mente deambula entre o pouco que tenho de meu e o muito que me têm pedido. Sou imune à intempérie exterior.
Viro-me para dentro... de onde estou, admiro novamente a minha construção... Quase orgulhoso, não fosse o orgulho um sentimento humano, da fortaleza que criei para mim para tempos como este. Os lençóis da minha cama encontram-se desalinhados pelas noites de insónia... a minha secretária vazia do tempo que tem passado sem ser usada...
Afastei a mesa do seu costumeiro local e abro a pesada portinhola que me permite a passagem para o nível inferior. Depois da descida em pulo, aproximo-me a medo do meu Índex... Olho os meus antebraços e toco nos áureos grilhões quebrados... por momentos baixo a cabeça e tento a custo respirar fundo entre sufocados suspiros... Abro o Índex e eis que a verdade se torna factual... A cor desbotada em cinzentos... as bordas e baínhas desfeitas em farrapos... toda a minha indumentária que trago impõe-se a mim como um trapo....
Não caí da minha Torre, não... nunca. Atirei-me. Mergulhei para a fenda que se abriu junto à Torre, para as labaredas da Nulidade e para a Resignação do Vácuo... quebrei as correntes de Ouro que me mantinham, já não sei se preso se seguro... e tendo penetrado numa escuridão pré-genesíaca dei conta do quanto do que possuía era realmente meu... surpreendi-me com o quão parcas eram as minhas reais posses.
Estiquei um braço contra a parede do abismo e sulquei com as garras a sua superfície até estancar na queda.... Foi então que começou a chuva que agora às bátegas inunda o mundo exterior. Subi a íngreme parede a custo, não físico, mas espíritual, pois toda a escalada foi um constante debater para me convencer de que não merecia a queda no Inferno apesar de saber que, existindo uma justiça divina algures, provavelmente é a queda que me esperará no final.
Tendo chegado ao solo saltei o mais alto que pude e abri finalmente as asas. Batendo furiosamente contra o chicote do vento, ganhei altitude até poder voltar a entrar na minha fortaleza. À minha entrada, voltei a fechar a vidraça que deixara escancarada no mergulho.
Foi então que encostei o meu antebraço ao vidro, deixei a minha cabeça repousar contra o meu antebraço e cerrei os olhos.

Comentários

gimane disse…
Percebes do que falava?

Não há mundo melhor para nos libertarmos...a escrita recebe-nos e molda-nos. Adorei o texto*
Anónimo disse…
E as vozes embarcam
Num silêncio aflito
Quanto mais se apartam
Mais se ouve o seu grito
blonde disse…
Fico feliz por finalmente ver vida aqui, nem que seja assim... Quanto a isto já disse o que tinha a dizer... Fica o silêncio aqui...
Anónimo disse…
Muito bonito mas também muito triste... Cheer up! Melhores dias virão!

Mensagens populares deste blogue

parte 1

É atirada ao material uma criança... Um bebé que viria a ser uma criança... À carne, ao físico, ao tempo e espaço. Depois, contextualiza-se e integra-se essa criança num todo... Um grupo de condicionantes e fatores de como é suposto ser tudo. Um status quo inescapável de outros seres semelhantes que surgiram antes... Expectativas, padrões, normalidades, regras e o indivíduo neófito submete-se naturalmente à força passiva dos tantos contra nada, como se não houvesse qualquer violência envolvida. Não é explicada qualquer existência de quebras ou excepções ao padrão... Até o indivíduo se aperceber que é, ele próprio, uma excepção em algo... Há nele uma latente fuga às normas e não sabe que a fuga às normas é em si mesma normal...  Este é o primeiro conflito real do ser: admitir-se excepção ou refutar-se enquanto tal. A uma criança contextualizada no tácito contato social e sobreimposto status quo, ser a excepção em algo fundamental como, digamos, um núcleo familiar standardizado, constitu
"Ouço sempre o mesmo ruído de morte que devagar rói e persiste... As paixões dormem , o riso postiço criou cama, as mãos habituaram-se a fazer todos os dias os mesmos gestos. A mesma teia pegajosa envolve e neutraliza, e só um ruído sobreleva: o da morte, que tem diante de si o tempo ilimitado para roer. Há aqui ódios que minam e contraminam, mas, como o tempo chega para tudo, cada ano minam um palmo. A paciência é infinita e mete espigões pela terra dentro: adquiriu a cor da pedra e todos os dias cresce uma polegada. A ambição não avança um pé sem ter o outro assente, a manha anda e desanda, e, por mais que se escute, não se lhe ouvem os passos. Na aparência, é a insignificância a lei da vida. É a paciência, que espera hoje, amanhã, com o mesmo sorriso humilde: - Tem paciência – e os teus dedos ágeis tecem uma teia de ferro. Todos os dias dizemos as mesmas palavras, cumprimentamos com o mesmo sorriso e fazemos as mesmas mesuras. Petrificam-se os hábitos lentamente acumulados. E o
A todos quantos possa interessar, esta gárgula tem estado em clima introspectivo... A aprender algo em que seja realmente bom, a dedicar-se à escrita para posterior publicação. Só para que todos vocês, que não estando diariamente comigo se preocupam com o meu estado inundando-me com carinhosas mensagens pedindo novas, boas ou más, todos os dias, saibam que está realmente tudo bem. Raios me partam mais os devaneios...